sábado, 6 de janeiro de 2007

Mais um golaço de Moon & Bá


Fazia tempo que isso não acontecia.

Peguei o
Mesa para Dois, de Fábio Moon e Gabriel Bá, e li. E depois eu li de novo, de bate pronto. Foi a melhor coisa que eu fiz esta manhã - e olha que eu não saí ontem, acordei cedo e estava chovendo. Já passei por meio Corto Maltese, um capítulo do Budapeste, do Chico Buarque, e reli meio mais ou menos umas histórias que o Peter David fez pro Homem-Aranha (sim, são todos artefatos culturais do mesmo nível).

A hipersensibilidade com a vida que os gêmeos mostram em sua obra me toca bastente, e lembram até Virginia Woolf. E eu nem gosto de Virginia Woolf. Devo ser muito errado.

Esse álbum foi desenhado pelo Moon - já que o Bá estava ocupado com trabalhos para o mercado exterior - que encaixou um Lourenço Mutarelli ali, um Monteiro Lobato aqui e juro que vi o Fernando Pessoa. Mas o melhor é a forma como ele desenha as mulheres. Não são as mulheres do Manara. São as meninas que cruzam com você no sinal fechado. A Júlia do livro lembra muito fisicamente uma Júlia que eu conheço. Mas eu prefiro a Júlia do livro.

Bela maneira de começar o primeiro final de semana do ano.

E o título clichê-futebolístico é porque eles tiveram a finesse de colocar um sujeito com a camisa do Botafogo na história.

Nenhum comentário: