segunda-feira, 16 de janeiro de 2006

We3

Animais Irracionais

We3 trata de uma equipe formada por um cachorro, um gato e um coelho transformados em ciborgues assassinos pela Força Aérea dos Estados Unidos. É o segundo time mais importante da edição especial lançada pela Panini. O primeiro é formado por Grant Morrison e Frank Quitely. A parceria entre os dois escoceses nunca esteve tão afiada. E We3 é o melhor trabalho da dupla já publicado no país.

São diversos os pontos altos do gibi, mas o primeiro que, literalmente, salta aos olhos é a diagramação. Quitely – com os devidos palpites de Morrison – parece o Ronaldinho Gaúcho: quando você acha que sabe exatamente o que ele irá fazer, te surpreende com algo diferente. O ritmo imposto pelos dois é impressionante, sabendo instigar o leitor. As primeiras 20 páginas não tem balões, e nenhum dos personagens é mostrado nitidamente nelas. São revelados aos poucos. Outro momento embasbacante é a fuga dos animais, em que Quitely usa seis páginas com imagens de câmeras de segurança – vale citar a arte final digital de Jamie Grant aqui – para criar várias narrativazinhas paralelas, culminando em uma
splash page. Se alguém não entendeu o que Scott McCloud quis dizer, eis um bom exemplo.

Um recurso parecido é usado nas cenas de ação – área que, como quem acompanhou Novos X-Men sabe, Quitely domina muito bem – entre os bichos e os soldados, no segundo capítulo. Pequenos quadros enfocam diferentes momentos do ataque, com um resultado bem violento. E o ápice vem em um ataque do gato, nas páginas 52 e 53, em que a noção de quadro é subvertida, com o felino em uma dimensão diferente de suas vítimas. Nada como uma quebra de convenções para tirar o fôlego.

Tanto Morrison quanto Quitely estudaram bem os animais encarnados em seus personagens. O desenhista traduz com fidelidade a movimentação deles, mesmo com suas carapaças metálicas. E o escritor incorporou em suas personalidades características típicas de cada bicho. O cão é fiel; o gato é arisco; o coelho, apaziguador. Lembra até fábula de La Fontaine, mas quem convive com animais sabe bem como é isso.

A edição da Panini, que chegou às bancas quase com um mês de atraso, é bem cuidada. Capa cartonada, papel couché, capas originais reproduzidas, sem anúncios, e um desnecessário subtítulo SBTriano - Instinto de Sobrevivência - condizem com o termo edição especial. Há ainda uma pequena biografia e bibliografia dos autores. Não há prefácio, ou textos introdutórios, mas não precisa. Tudo o que We3 tem a dizer está dentro da história. E é a primeira vez que a editora publica material da Vertigo. Que a experiência dê certo.

Para quem chegou até aqui achando que o clímax de We3 está nos desenhos, Morrison dá show de simplicidade e ternura sobre três bichinhos que só buscam ser algo condizente com a sua natureza. A velha questão sobre livre-arbítrio para ser o que quiser, tratada fora dos clichês. E ao centrar a história em um cachorro, um gato e um coelho, Morrison fala mesmo é de gente. Da pior espécie.

We3 tem 116 páginas e vale cada centavo dos R$ 18,90 cobrados.

Publicado no Sobrecarga em 16/01/06.

Fazia muito tempo que eu não tinha uma catarse lendo HQ
.

Nenhum comentário: