segunda-feira, 15 de maio de 2006

Subs

A cidade do pecado

Texto rasgante e arte expressionista. É desta combinação que partem Ulisses Tavares e Julio Shimamoto em Subs. Ou melhor, que partiram. O álbum foi lançado originalmente em 1988, e estava fora de catálogo até ser resgatado pela Via Lettera. Felizmente para os autores e apreciadores – e infelizmente para todo o resto –, Subs ainda é bem atual.

São nove histórias curtas e urbanas. Fruto da imaginação de Tavares, jornalista, publicitário, junto a outras oito profissões, e um exímio observador. Mesmo com elementos fantásticos em todas as tramas, os personagens, e as sensações, são comuns para quem mora em cidade grande.

O veteranasso Shimamoto preenche seu traço forte com preto, branco e um verde-ocre, o que dá dramaticidade e peso à obra. E sua versatilidade adequa bem a narrativa aos temas centrais de cada história, seja amor, suspense ou terror.

O belo resgate da Via Lettera vem em uma edição de formato grande, que colabora com a arte. O acabamento é simples e eficiente, com biografia dos autores e prefácio do jornalista e tradutor Jotapê Martins.

A outra cidade do pecado é bem bacana, mas parece algo distante e irreal para nós. A cidade do pecado mostrada por Tavares e Shimamoto é estranhamente familiar.

Subs tem formato 21x28,5 cm, 72 páginas em papel off-set, capa cartonada com orelhas e custa R$ 34.

Publicado originalmente no Sobrecarga em 11/05/06.

Quero ler agora Madame Satã do Shimamoto.

Nenhum comentário: