sexta-feira, 30 de junho de 2006

"O Brasil não perde oportunidade de perder oportunidade"

A frase é de Roberto Campos, o Bob Field. Você pode odiar Roberto Campos, mas a frase é boa ("Eu não odeio. Eu quero te matar, mas eu não te odeio", como diria o John Turturro para o Anthony Quinn em um filme meia-bomba do Spike Lee que vi anteontem. Tenho muitas discordâncias, mas reconheço a relevância de Campos para o pensamento econômico brasileiro).

Estranho usá-la para falar de TV Digital. É possivel que Campos apoiasse a decisão pelo padrão japonês. Eu não apoio. E sinto a perda de uma bela oportunidade de mudar o espectro (amplos sentidos) da televisão no país.

O modelo europeu seria mais barato para o consumidor. E, base de um sistema "democrático" (as aspas são para Hélio Costa e seu discurso no anúncio), abriria mais concorrência nos canais de TV. Abriria mais canais de TV. As telefônicas iam sair ganhando também - sempre um grupo poderoso sai ganhando - mas tornaria a televisão brasileira mais democrática. E, pensando na minha galera, fomentaria mais empregos.

Há alguns meses são veiculados anúncios em jornais que unem todas as TVs abertas em um "abaixo assinado" pelo padrão japonês. Se conseguiu colocar Globo, Band, Record e Rede TV!, entre outras, juntas, desconfie.

Lula disse que o padrão japonês levou em conta também o compromisso de investimento nas indústrias e o desenvolvimento de tecnologias por brasileiros. A primeira parte, pode ser, mas o "desenvolvimento de tecnologias" já vêm sendo feito há pelo menos cinco anos, muito antes de se pensar em definição. Sei pelas PUC, tem uma participação relevante.

Enfim, precipitação foi a palavra-chave dessa história toda (adicionada de ano eleitoral e lobby televisivo).

Há muito tempo, "nosso" ministro das telecomunicações foi repórter da TV Globo, e isto deve ter influênciado sua decisão agora. Espero que ele saiba qual será a decorrência da sua decisão.

PS: De todas as coberturas que li, a mais lúcida é a da Folha de S. Paulo. A d'O Globo é sacanagem.

Nenhum comentário: