quinta-feira, 1 de junho de 2006

Shockrockets

Top Gun

Tramas complexas. Diversas referências que exigem glossário. Temas que podem chocar pessoas mais sensíveis. Ok, mas
Shockrockets – Esquentando os Motores não é nada disso. Trata-se de uma ingênua aventura direta de Kurt Busiek e Stuart Immonen com naves em um futuro próximo.

O politicamente correto protagonista latino Alejandro Cruz quer ser mecânico. Os Shockrockets, equipe aérea financiada por um pool de grandes empresas e governos, foi o principal trunfo na contenção de uma invasão alienígena, justamente por usarem tecnologia alien – uma fusão homem-máquina, algo meio Evangelion. Alejandro sonha com os Shockrockets, e – como você já imaginava –, por um golpe do destino, entra para o time salvando o dia, literalmente.

A introdução escrita pelo jornalista Rodrigo Salem, que traduziu a HQ, ajuda a desvendar quem é Busiek. Vítima de uma criação careta e de A Sedução dos Inocentes, livro que viu vários chifres em cabeça de cavalo nos quadrinho na década de 1950, o roteirista nunca foi dado a scripts rebuscados, mas sabe encadear bem uma história.

Nada disto impediu que ele utilize recursos narrativos interessantes, como usar um narrador-personagem diferente em cada capítulo de Shockrockets, abrindo e fechando com Alejandro. Talvez o mais interessante seja o terceiro, contado pelo japonês Shin Tsuruta, por ser justamente o mais, hum, complexo.

Immonen concebeu bons designers zoomórficos para as naves e deixa a história fluir bem com algumas páginas bem recortadas alternadas com splash pages. Ainda não é o esculacho visual de uma outra parceira com Busiek, Superman – Identidade Secreta, mas cumpre a missão.

Com suas seis partes publicadas originalmente em 2000 pelo selo Gorilla Comics da Image – frustrada tentativa de Busiek, Mark Waid e George Pérez de ter sua própria editora – e depois republicado em um volume pela Dark Horse, a HQ traz um estranho final profético à época, com um ataque terrorista em Nova Iorque.

Shockrockets é previsível. Mas se você se deixar enrolar, garante alguma diversão.

Shockrockets – Esquentando os Motores tem formato 26x17 cm, 164 páginas em couché, capa cartonada e custa R$ 33.

Publicado originalmente no Sobrecarga em 31/05/06.

Nenhum comentário: