E eis que chega às livrarias a última história de Sin City ( pelo menos até agora). Última história não é o termo exato: Sin City – Balas, Garotas e Bebidas, da Devir Livraria, reúne 11 contos curtos de Frank Miller, variando entre 3 e 25 páginas, alguns já lançadas de forma avulsa pela Pandora Books.
Os três termos que dão nome à edição parecem ser os ingredientes básicos para uma noite divertida em Basin City. É o que Miller fez: foi se divertir. Após ter provado para todo mundo a qualidade de Sin City nos álbuns anteriores, o quadrinista reuniu aqui idéias pela metade, experimentos gráficos, refugos de tramas anteriores e o que mais pintou em sua cabeça. Coisas quase despretensiosas, feitas para aliviar. Mas que são bem finas.
A mais afiada delas é Noite de Paz, história muda quase toda composta por quadros de página inteira estrelada pelo favorito dos leitores, Marv. A seqüência do grandalhão andando na tempestade de neve é linda – e, para complementar, foi feita em memória de Hugo Pratt. Marv parece ser o favorito não só dos leitores: a história que abre o álbum, Mais uma Noite de Sábado, também enfoca o brutamontes e toda sua delicadeza.
Outra pessoa que Miller aprecia bastante é Délia. A senhorita de trajes e íris azuis tem sua estréia como assassina contada em três histórias. Na primeira delas, Olhos Azuis, o autor nos leva por uma turnê pelos principais cenários de Sin City, com pontas de diversos personagens. Aquela estranha cidade ficou íntima depois de sete álbuns...
Desde O Assassino Amarelo, Miller vem inserindo novas cores na série. O vermelho estava reservado para o vestido e os lábios de Mary. A Dama de Vermelho fecha o álbum com a qualidade lá em cima.
Para uma coletânea, Sin City – Balas, Garotas e Bebidas consegue manter um bom nível entre as histórias – que ganham belos painéis como separação, estrelados em maioria pelas garotas da cidade. E, voltando à diversão do autor, o álbum tem uma importância estratégica: é dele a história O Cliente Sempre Tem Razão, primeira seqüência filmada por Robert Rodriguez para convencer um ressabiado Frank Miller que era possível transformar sua cidade em filme.
Sin City – Balas, Garotas e Bebidas tem formato 26x17 cm, 160 páginas e custa R$ 38.
Publicado no Sobrecarga em 20/09/06.
Eu tenho duas dessas histórias em um edição da Pandora. Poderia dar para alguém. Podia vender. Mas é justamente a que tem um pin-up de Sin City feito pelo Flávio Colin. Minha doação pessoal à internet:
quarta-feira, 20 de setembro de 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário