domingo, 17 de setembro de 2006

Paraíso Perdido

Uma pilha de álbuns para resenhas, e Reino dos Malditos, lançado pela Pixel Media, acaba indo lá para o final. Por quê? Por ser de dois autores desconhecidos; por trabalhos de outras pessoas ganharem prioridade; por trazer um anãozinho esquisito na capa… Enfim, por negligência. E, após a leitura, adicione burrice.

Negligência também foi o problema de Christopher Graham, o personagem principal de Reino… e maior escritor infantil do planeta, segundo a obra. Como a maioria dos bons escritores, Chris teve uma infância complicada, e criou o mundo fantástico de Castrovalva como válvula de escape. Ele cresceu, e Castrovalva ficou para trás.

Para retornar de uma forma perturbadora. Durante desmaios cada vez mais freqüentes, Chris acaba transportado de volta à Castrovalva, agora devastada por uma guerra contra um ditador militarista que comanda as hordas da Terra Debaixo da Cama.

Esta última parte da premissa inicial da história pode parecer meio infantil. É exatamente a proposta do roteirista Ian Edginton. A arte de todo o álbum pode parecer meio infantil. É exatamente a proposta do desenhista D’Israeli. Os dois britânicos usam o fascínio que a histórias para crianças ainda nos causam para tratar de temas espinhentos como inveja e cobiça.

Edginton concebe personagens fofinhos e adoráveis, para depois reapresentá-los de forma atemorizante. Os anõezinhos da capa são, na verdade, ursinhos de pelúcia preparados para a batalha, e isto pode ser bem inquietante. Além da concepção, Edginton ganha trunfos pelo texto, que passa sempre longe do clichê, mesmo no discurso do vilão. E cria uma explicação final bem surpreendente para tudo aquilo.

D’Israeli se expressa em um estilo bem caricatural para representar os bizarros habitantes de Castrovalva, e que ficam cada vez mais bizarros. E sabe trabalhar muito bem as cores, sobretudo nos trechos mais sombrios para o final da história e nas cenas fortes pinçadas aqui e ali.

Uma leitura que fará você se recompor com tudo o que saiu da sua cabeça desde criança. Para ver se não tem nada ainda escondido por lá.

Reino dos Malditos tem formato 26x17 cm, 128 páginas com toda a trama e uma história curta extra e custa R$ 33. Um trecho do prólogo pode ser lido aqui.

Publicado no Sobrecarga em 13/09/06.

Resenha meio xexelenta essa... Linkei o blog do D'Israel aí ao lado.

Nenhum comentário: