Falam muito da literatura de Neil Gaiman. De sua inventividade, da rapidez com que escreve um grande volume de obras. Mas talvez sua principal característica seja a capacidade de envolver o leitor. Norman Mailer disse que Gaiman escreve para quem não gosta de quadrinhos. O fato é que, seja em HQ ou em livros, é difícil largar o que ele escreve. Mesmo sendo uma obra menor dentre sua vasta bibliografia como Criaturas da Noite.
Lançado nos Estados Unidos em 2004 pela Dark Horse, as duas histórias do álbum, na verdade, fazem parte da coletânea de contos Fumaça e Espelhos, publicada aqui pela Via Lettera, e foram adaptadas para quadrinhos pelo próprio Gaiman. Enfocam, cada uma, animais misteriosos e adorados ao longo da História: gatos e corujas.
O Preço, a melhor das duas, mostra um escritor – com uma tremenda cara de alter-ego – que recebe gatos em sua casa. Quem já conviveu com felinos sabe das sutis diferenças de personalidade dos animais. Gaiman consegue traduzir isto bem – ele deve gostar bastante de gatos. E a chegada do Gato Preto mostra como ele sabe delinear o perfil dos bichanos, tanto que o transforma no melhor personagem da história.
A Filha das Corujas é centrada em um bebê com uma estranha ligação às aves que giram o pescoço em 180º, e o impacto da sua presença em uma pequena vila da Idade Média. Os que gostam de tachar Gaiman como feminista vão adorar este conto – ainda mais com a violência e frustração dos homens nele evidenciados.
O autor sepultou de vez os desenhistas ruins do início da carreira. Michael Zulli – com quem já tinha trabalhado em A Última Tentação, aquela história com o Alice Cooper – é fortemente influenciado pelo impressionismo e se dá bem na difícil tarefa de dar expressividade a animais.
O álbum da Pixel Media, que chegou a ser anunciado pela Ediouro antes da criação na nova editora, vem com a pompa que os lançamentos de Gaiman têm ganhado. Capa dura, tradução pela romancista Adriana Falcão junto à Tatiana Maciel, prefácio do escritor Mário Bortolotto, caricatura pelo Loredano, citações exclusivas e biografia dos autores. Mas com um grande calcanhar de Aquiles: as páginas soltam fácil.
Criaturas da Noite tem 58 páginas coloridas em papel couché e preço sugerido R$ 29.
Publicado originalmente no Sobrecarga em 28/04/06.
quarta-feira, 3 de maio de 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Comprei no submarino uma edição em brochura por 14,90... fica a dica!
abraço
Postar um comentário