domingo, 26 de março de 2006

Avante, Vingadores!

Ta bom, o título é bem clichê. Mas faz tempo que o lema não era gritado com orgulho. Afinal, a maior equipe da Marvel andava mal das pernas há muito – ao ponto dos próprios cabeças da editora reconhecerem e chamarem Brian Michael Bendis para colocar ordem na casa. Após a arrumação inicial de A Queda, em que a Feiticeira Escarlate despiroca e provoca o fim da equipe, chegamos ao que realmente interessa: os Novos Vingadores.

Ao ser incumbido da missão, Bendis deve ter listado os problemas da equipe. Em uma das primeiras posições entrou membros sem carisma. Seguindo o exemplo da DC, que coloca seus principais figurões na Liga da Justiça, sujeitos do naipe de Triatlo e Jaqueta Amarela foram devidamente defenestrados. Também um efeito colateral do sucesso de Os Supremos - que provara que uma mistura de personalidades instáveis era bem mais interessante.

Capitão América e Homem de Ferro são os únicos remanescentes. Convocaram-se Homem-Aranha – pela primeira vez fixo em uma equipe; vejamos como vai funcionar – e Wolverine – vejamos também como Logan vai se dividir entre X-Men e Vingadores – para chamar leitores. A preferência do autor colocou Luke Cage na parada (também o “afro-americano da vez”, para evitar dor de cabeça). O ponto misterioso fica pelo tal de Ronin, que só aparece na capa. E, nos resgates, Jessica Drew, a Mulher-Aranha - “a primeira e a melhor” – e o Sentinela, lá dos idos de Jack Kirby, definido por Matt Murdock como o mais poderoso de todos os super-heróis.

Não, o Demolidor não entrou na equipe. A trama pouco avança em relação ao epílogo de Vingadores: Finale. Ao estilo Bendis, avança para trás. Murdock e Foggy estão na Balsa - a unidade de criminosos superpoderosos da prisão da Ilha Ryker – a pedido de Reed Richards, e tendo Jessica como anfitriã. Contratado por alguém não-revelado, Electro invade a cadeia e solta os detentos. Aranha e Capitão aparecem para segurar as pontas.

David Fincher, efetivado como desenhista após A Queda, tem um traço claro e entende de anatomia (a própria capa da revista mostra que isto não é padrão). Pescou bem a maneira como Bendis “arrasta o tempo” e repete os quadros. No entanto, tem um problema com faces – todo mundo é muito igual.

Há um erro bizonho na página 15, em que um helicóptero some no quadro seguinte. Mas a grande pisada de bola é a conversão de três páginas duplas em simples, na vertical. Tira muito do impacto do discurso do Electro quando liberta os prisioneiros, por exemplo. Uma decisão inevitável, já que a revista tem que ter 100 páginas. Mas, se Vingadores é o carro-chefe, poderiam ter colocado alguma das outras séries para pagar o pato.

Falando nelas, outra estréia no gibi: a nova fase de Capitão América. A revista americana foi zerada, e a diretriz era mais ação e menos do teor político que a série tinha ganhado após o 11 de setembro. Dito e feito. O roteirista Ed Brubaker e o bom desenhista Steve Epting trazem Caveira Vermelha, Sharon Carter e I.M.A. de volta. Mas renovados com um ar anos 00 e uma trama de espionagem.

E o recheio da revista é todo do Thor. O leitor cai direto no meio de Ragnarok, saga que encerra a série regular do personagem, comandada por Michael Avon Oeming – chapa de Bendis desde os tempos de Powers. Loki acha a forja que criou o Mjolnir e produz diversos martelos semelhantes, assinando diversos deuses. Após uma jornada espiritual, Thor compreende que ele deve morrer para interromper o ciclo de destruição. Uma história arrastada, que deve agradar somente aos fãs. Mas um final digno para o Deus do Trovão – até que alguém resolva tirá-lo da geladeira. Conclui na próxima edição.

A estréia dos Novos Vingadores e outras sagas vindouras, como House of M, são um esforço da Marvel para dar maior unidade ao seu universo – sem precisar de Crises. O mix de Os Novos Vingadores ficará mais amarrado em abril, quando Jovens Vingadores - série bem elogiada nos Estados Unidos – estrear. E só para não perder a oportunidade: Avante, Vingadores!

Publicado originalmente no Sobrecarga em 24/03/06

Hqs de super-heróis são infantis, pueris e toscas. Mas me divertem tanto!

Um comentário:

Guilardo disse...

Comprei uma porrada de revista da Marvel esse mês só por causa do baralho que vinha... consegui fechar os dois!
Li essa revista dos Novos Vingadores, mas parei quando chegou a história do Thor...

Quanto às outras 7 revistas, tão aqui... um dia consigo ler todas!