quinta-feira, 6 de abril de 2006

“Então... É legal ser super-herói, não?”

Na longa e irregular apresentação do primeiro volume de Invencível, da editora HQ Maniacs, o roteirista Kurt Busiek manda uma bola dentro: define que Invencível é um gibi de super-herói, e que não tem o menor complexo em sê-lo. Exatamente. Mark Grayson é filho de um dos homens mais poderosos da Terra e sabe que herdará seus poderes. É somente uma questão de tempo. Mais ou menos como qualquer adolescente que espera fazer 18 anos para comprar revista pornô.

Para quem anda lendo muitos heróis em crise, parece até estranho a simplicidade do mundo de Mark. Apesar de enfrentar exércitos extra-dimensionais, sua mãe está mesmo preocupada se ele vai chegar antes do jantar esfriar. A escola de Mark parece bem fiel das originais americanas, e há algumas questões adolescentes – mas nada perto de ficar “aborrescente”. Talvez porque quem as escreve tenha acabado de sair da adolescência.

Invencível apresentou Robert Kirkman aos quadrinhos mainstream, após algumas publicações independentes – depois ele foi trabalhar com a Marvel, mais mainstream ainda. Foi tratado como menino-prodígio (Kirkman tem 20 e poucos anos), principalmente por sua capacidade de produzir muita coisa (boa) em pouco tempo. O que transparece em Invencível é o seu timing para ação, a história bem amarradinha e simplicidade.

A simplicidade de Kirkman é acompanhada pelo promissor desenhista Cory Walker, que entrega os pontos na contracapa: o barco do pai de Mark chama-se Mignola. Mas a fonte de inspiração é destilada em um traço mais limpo, bastante ágil, bem de acordo com o timing do escritor. E se diverte inserindo referências: procure por Charlie Brown, Jay & Silent Bob e Bill & Ted. Walker participou da concepção visual do personagem, e das sete primeiras edições. Atualmente, desenvolve uma série própria. Lupa nele.

Invencível é também o álbum de estréia da HQ Maniacs - a segunda estréia de editora de quadrinhos em dois meses. O álbum é muito bem cuidado, com impressão nítida – direta dos originais digitais da Image – e material bônus. Que Invencível abra o caminho para a HQM – e quem mais se dispuser a lançar quadrinhos de qualidade.

Invencível tem formato 16x24 cm, 120 páginas em papel couché, capa cartonada com orelhas e reserva de verniz e pode ser comprada por R$ 25 até 30 de abril – saiba mais aqui.

Publicado originalmente no Sobrecarga em 05/04/06.

Tá aí uma HQ cujo o único compromisso é divertir. Só podia ser mais barata - até pq a molecada público-alvo gasta menos e não tá muito ligada em edição de luxo.

Nenhum comentário: