sexta-feira, 28 de abril de 2006

A Gullivera do Manara

Fantasia específica

Milo Manara
nunca esteve tão acessível para os leitores brasileiros. A Conrad já colocou na roda os dois primeiros volumes – de três – do magistral Bórgia, parceria com Alejandro Jodorowski, e lança agora Clic, obra que deu renome internacional ao italiano. E a Pixel Media publica Gullivera, interpretação picante do quadrinhista para As Viagens de Gulliver, livro de Jonathan Swift.

O que continua pouco acessível para a maioria dos leitores brasileiros são mulheres como as de Manara. Lindas, voluptuosas e voluntariosas. Não dá nem pra dizer que o desenhista joga sujo. Suas capas explanam a mensagem: “Sim, eu vou te pegar pelo fetiche, e não há muito que você possa fazer”. Não é para desmerecer o belo traço e sua acuradíssima noção de proporção, mas não dá para negar o apelo.


Gullivera
, lançado na Europa em 1996, trata de fantasias bem específicas: uma mulher gigantesca e, avançando um pouco mais na trama, uma mulher diminuta. E por serem fantasias específicas, agradam somente a uma parcela. Não há propriamente uma história, só a menina se envolvendo em enrascadas que justificam os delírios.

Manara é um deleite visual, sem dúvida. Mas, com uma boa trama por trás – vide o supracitado Bórgia – a experiência fica bem mais completa.

Gullivera
conta com uma apresentação de Gonçalo Júnior, quadrinhista, jornalista e autor do livro Tentação à Italiana. O álbum tem 76 páginas coloridas em papel couché, capa cartonada e custa R$ 35.

Adendo:
tem dias que o Yout
ube melhora bastante a sua vida. Confira no link um vídeo de Milo Manara desenhando.

Publicado originalmente no
Sobrecarga em 24/04/06.


Eu pensei em colocar "Punheta" como título, mas ia ficar grosseiro demais.


Micro-resenha especial para o blog: Um título mensal que acaba de se tornar 100% é este aí do lado: Os Novos Vingadores. Mesmo Thor, tradicionalmente o ponto fraco, está em uma fase leviana e divertida com aqueles três guerreiros fanfarrões. A história do Capitão América é muito bem amarrada, com ação estilo Missão: Impossível (o do de Palma), sub-plot instigante e belíssimos flash-backs desenhados pelo Michael Lark da liberação de Paris, em 1944, baseado em fotos de época. Até De Gaulle aparece. Bendis vai formatando Os Novos Vingadores, com artimanhas noveleiras em que adoramos cair. E, estreando na edição, Jovens Vingadores. Por mais que a Marvel negue de pé junto, a fonte de inspiração é, sem tirar nem por, o início dos Novos Titãs - com algumas idéias novas e audaciosas. Vale mesmo as indicações para o Eisner. Ainda mais por ser escrito por alguém que roteirizava - argh - Sex & the City.

Um comentário:

Guilardo disse...

Pouco foda o Manara desenhando... animal