domingo, 23 de abril de 2006

Os verdes

Confronto

O encontro entre Lanterna Verde e Arqueiro Verde promovido por Dennis O’Neil e Neal Adams já foi dissecado pela coluna Mancha Gráfica, quando a Opera Graphica lançou as duas primeiras histórias da parceria, há dois anos. Complementando o resgate, a Panini começa agora a lançar todas as histórias conjuntas dos dois heróis esverdeados.

No texto de abertura, O’Neil encaixa a sua série no rebuliço da virada dos 1960 para os 1970 – leia-se flower power, Grateful Dead, Led Zeppelin e, em uma seara mais literária, Norman Mailer, Tom Wolfe e outros. Mostra o que quis dizer logo na primeira história. Um velho afro-americano interpela Hal Jordan: “Cê trabalha pruns anãozinhos azuis, ajudou uns sujeitos laranja, deu uma força prum povo roxo. Por que você nunca ajudou os negros?”. Quadrinhos de super-herói acabavam de deixar de ser coisa de criança.

A palavra chave é confronto. Um Lanterna apolíneo em choque com um Arqueiro dionisíaco, obrigados a conviver. Uma América ideal confrontando uma realidade que não deu tão certo. E dois quadrinhistas que tinham pouco em comum, mas que souberam utilizar este confronto como força criativa. O’Neil parece ter listado todas as chagas dos Estados Unidos à época e distribuído entre as histórias. Adams faz diagramações brilhantes – e como ele desenha a Canário Negro charmosa.

O encontro reverbera até hoje (experiência interessante: releia Arqueiro Verde – A Busca e você entenderá. Brad Meltzer amarrou muito bem a história). Pode-se afirmar que tudo feito em HQ de super-herói com uma temática mais realista/social seja filhote dá série – e de Stan Lee colocando o Homem-Aranha em meio a protestos estudantis na mesma época.

A Panini faz o seu melhor relançamento desde o Demolidor de Frank Miller, de um material raro, só antes publicado em formatinho. E continua em maio, com o segundo volume – que trará a famosa história do Ricardito junkie. Ponto para eles.

Grandes Clássicos - Lanterna Verde/Arqueiro Verde reproduz as edições 76 a 82 da revista Green Lantern/Green Arrow. Tem formato 17x26 cm, traz as capas originais, introdução por Dennis O’Neil, biografia dos autores, capa cartonada de couché, 180 páginas em papel LWC e custa R$ 24,90.

Publicado originalmente no Sobrecarga em 20/04/06.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ai que saco, tinha tão poucas esperanças disso sair em português que mandei vir a importada em novembro do ano passado. Trouxe para cá e ainda não li. Na boa, tem saído umas coisas surpreendentes no Brasil, tipo isso, Demolidor essencial e aquele álbum da Little Annie fanny da Abril. Para não falar na coleção do Pato Donald clássico. (Lima)