quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Heloïse Hélène

A nova sensação na política francesa chama-se Ségolène Royal, a provável candidata do Partido Socialista - ainda está sendo definido, mas parece que madame engoliu os concorrentes internos nos debates (lá as plentárias são televisionadas). É a grande força que pode impedir Nicolas Sarkozy de chegar à presidencia, agora que a candidatura de Villepin subiu no telhado.

Nova sensação é força de expressão. Ségolène circula pelo PS francês desde a década de 1970. Já foi ministra do meio ambiente, vice-ministra da educação e vice-ministra da infância e da família, além de presidente da região de Poutou-Charentes, dando um bafão na candidada do ex-primeiro ministro Raffarin. Mantém, bem francesamente, uma união estável com o velho socialista François Hollande.

A principal plataforma de Ségolène para ganhar os franceses é algo bem conhecido dos gaúchos: orçamento participativo. Ela tirou a idéia de suas idas ao Fórum Social Mundial. Promete se focar principalmente em questões de educação, meio ambiente e direito de minorias. Não sei qual será a política com os imigrantes.

Há outra coisa sobre Ségolène: a foto acima não precisa de legenda. Ela é typiquement francesa, com elegância e nariz fino. Será um belo refresco após o picolé de chuchu original, Jacques Chirac.

Nenhum comentário: