sábado, 28 de outubro de 2006

www

Um suiço teve a idéia de uma rede ligando vários computadores, e lançou a pedra fundamental. O exército norte-americano encampou a proposta, achando que se seria uma forma estratégica de comunicação entre suas bases. Pouco depois, abriram parte desta rede para uso universitário, com algumas instituições trocando pesquisas. Foram alargando a parada até que, em meados dos anos 1990, caiu no uso popular, através de qualquer computador e um telefone. A conexão melhorou, mas ainda antes disso um adolescente chamado Shawn Fanning criou um programa para troca de arquivos de áudio. Ele foi processado, o programa virou a casaca e outros vieram em seu lugar, ampliando a opção para outros tipos de arquivo.

Toda essa história ganhou um propósito hoje de manhã. Graças à internet, assisti novamente o show do Alice in Chains no Hollywood Rock 93. A última vez que tinha assistido foi ao vivo, sentado na poltrona de casa, aos 10 anos de idade, com o meu pai reclamando daqueles cabeludos, "esses caras não costumam criar boas situações". Foi uma empatia imediata - provavelmente potencializada por meu pai estar falando mal. Não me engajei na banda imediatamente, até porque meu inglês não existia, mas aquele momento me marcou. Lembro-me muito bem. O Alice in Chains sempre será uma das minhas bandas favoritas.

Mas nem lembro tão bem assim. Tinha clara na minha cabeça a imagem da banda tocando Angry Chair. Só que Angry Chair só estava no mundo das idéias naquele ano. Era a turnê do Facelift ainda. Tem cada peça que a nossa mente prega.

Mas era um momento perdido. Que a internet recuperou.

PS: cara, eles não tocaram Man in the Box! A não ser que a Globo tenha cortado para colocar o Maurício Kubrusly.

2 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente
eu não me lembro desse show, mas o L7 e o Nirvana ainda guardo algumas lembranças.

Anônimo disse...

Claro que tocaram Man in the box!
Mas eu não fui não, fui só no do Nirnana...